Ataque em ferramenta forense da microsoft, O que e Forense

Publicado: março 28, 2010 em noticias
Tags:

Clique aqui e veja nosso novo site

Clique aqui e veja nosso novo site
Os hackers lançaram um programa que, dizendo eles, pode sabotar a suíte de utilitários forenses que a Microsoft fornece gratuitamente para autoridades no mundo todo.

Conhecida como Decaf, a ferramenta lançada pelos hackers monitora sistemas com o Windows visando detectar a presença do COFEE, uma suíte com 150 utilitários usados pela polícia para a coleta de evidências digitais.

Quando um pendrive com a ferramenta da Microsoft é inserido em um computador com o Decaf, o programa dos hackers executa uma série de medidas contra ela.

A Microsoft fornece o COFEE gratuitamente para as autoridades desde 2007. O COFEE (abreviatura de Computer Online Forensic Evidence Extractor) permite a coleta de histórico de navegação, arquivos temporários e outros dados presentes nos computadores baseados em Windows. A ferramenta da Microsoft é distribuída através da Interpol.

Quando o COFEE vazou na internet em novembro de 2009, a Microsoft minimizou a possibilidade de que os hackers poderiam criar contra-medidas contra sua ferramenta.

O Decaf pode remover os logs do COFEE, desativar os drives USB e até mesmo contaminar ou simular uma grande variedade de endereços MAC (identificadores únicos de placas de rede). Futuras versões permitirão que os usuários travem remotamente os sistemas protegidos.

O Decaf pode ser encontrado em quase todos lugares da internet hoje, a partir do BitTorent.

___________________________________________________________

O que é Prática Forense?

Prática forense é a aplicação de técnicas científicas dentro de um processo legal. Essas práticas envolvem pesquisadores altamente especializados – ou criminalistas – que localizam vestígios. Mas esses vestígios só podem proporcionar provas conclusivas quando são testados em laboratório.

Como os criminosos desenvolveram vias cada vez mais criativas de driblar a lei, nossa força policial foi obrigada a descobrir maneiras mais eficientes de levar esses delinqüentes a julgamento. Mesmo que aparentemente eles não deixem pistas, os detetives(Especialistas) descobriram há algum tempo que isto não é verdade.

Fontes: discoverybrasil, baboo

comentários
  1. fdf disse:

    alert(document.cookie)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s