tutorial ataque syn flood, Explicação syn flood, como funciona o syn flood, o que é syn flooding

Publicado: novembro 9, 2009 em ataques, normal
Tags:, ,

Clique aqui e veja nosso novo site

 

SYN flood ou ataque SYN é uma forma de ataque de negação de serviço (também conhecido como Denial of Service – DoS) em sistemas computadorizados, na qual o atacante envia uma seqüência de requisições SYN para um sistema-alvo.

Quando um cliente tenta começar uma conexão TCP com um servidor, o cliente e o servidor trocam um série de mensagens, que normalmente são assim:

  • O cliente requisita uma conexão enviando um SYN (synchronize) ao servidor.
  • O servidor confirma esta requisição mandando um SYN-ACK(acknowledge) de volta ao cliente.
  • O cliente por sua vez responde com um ACK, e a conexão está estabelecida.

Isto é o chamado aperto de mão em três etapas (Three-Way Handshake).

Um cliente malicioso pode não mandar esta última mensagem ACK. O servidor irá esperar por isso por um tempo, já que um simples congestionamento de rede pode ser a causa do ACK faltante, Ou seja. O servidor ficará esperando varias respostas deixando de responder as outras requisições que são feitas por outros clientes.

Esta chamada conexão semi-aberta pode ocupar recursos no servidor ou causar prejuízos para empresas usando softwares licenciados por conexão. Pode ser possível ocupar todos os recursos da máquina, com pacotes SYN. Uma vez que todos os recursos estejam ocupados, nenhuma nova conexão (legítima ou não) pode ser feita, resultando em negação de serviço. Alguns podem funcionar mal ou até mesmo travar se ficarem sem recursos desta maneira.

Algumas contra-medidas para este ataque são os SYN cookies. Apenas máquinas Sun e Linux usam SYN cookies.

Ao contrário do que muitos pensam, não se resolve negação de serviço por Syn flood limitando conexões por minuto (como usar o módulo limit ou recent do iptables), pois as conexões excedentes seriam descartadas pelo firewall, sendo que desta forma o próprio firewall tiraria o serviço do ar. Se eu, por exemplo, limito as conecões SYN a 10/seg, um atacante precisa apenas manter uma taxa de SYNs superior a 10/s para que conexões legítimas sejam descartadas pelo firewall. O firewall tornou a tarefa do atacante ainda mais fácil. Em “Iptables protege contra SYN Flood?” tem uma boa descrição dos motivos pelos quais uma configuração de firewall não resolve.

Um ataque de Syn Flood é feito com os ips forjados (spoof), para que o atacante não receba os ACKs de suas falsas solicitações.

~juancarloscunha.wordpress.com~

comentários
  1. Muito legal seu blog. As informações são ótimas e de qualidade. Está em meus favoritos agora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s