modelo da divisao das camadas do protocolo tcp/ip, conceito do protocolo tcp/ip

Publicado: julho 29, 2009 em normal
Tags:,

MODELO DA DIVISÃO EM CAMADAS TCP/IP

O software TCP/IP é organizado em quatro camadas conceituais construídas em uma quinta camada de hardware.  A Figura abaixo mostra as camadas conceituais, assim como a forma dos dados à medida que passa entre elas.

Camada Conceitual
Objetos Passados entre Camadas

Aplicativo

Mensagens ou Fluxos

Transporte

Pacotes de Protocolos de Transporte

Inter-rede

Datagramas IP

Interface de Redes

Quadros de Redes Específicas

Hardware

  • Camada de aplicativos. No nível mais alto, os usuários rodam programas aplicativos que acessam serviços disponíveis através de uma interligação em redes TCP/IP. Um aplicativo interage com um dos protocolos do nível de transporte para enviar ou receber dados. Cada programa aplicativo escolhe o estilo de transporte necessário, que tanto pode ser uma seqüência de mensagens individuais ou um stream contínuo de bytes. O programa aplicativo passa, para o nível de transporte, os dados na forma adequada, para que possam, então, ser transmitidos.
  • Camada de Transporte. A primeira função da camada de transporte é prover a comunicação de um programa aplicativo para outro. Tal comunicação é sempre chamada fim-a-fim. A camada de transporte pode regular o fluxo de informações. Ela pode fornecer transporte confiável, assegurando que os dados cheguem sem erros e em seqüência. Para isso, o protocolo de transporte faz com que o lado receptor envie confirmações e o lado transmissor retransmita pacotes perdidos. O software da camada de transporte divide o fluxo de dados transmitidos em pequenas partes (algumas vezes chamadas pacotes) e passe cada pacote, juntamente com o endereço de destino, à camada seguinte para ser transmitido.
  • Camada Internet. Como vimos, a camada da Internet trata das informações de uma máquina para outra. Aceita um pedido para enviar um pacote originário da camada de transporte juntamente com um identificação da máquina para a qual o pacote deve ser enviado. Encapsula o pacote em um datagrama IP, preenche o cabeçalho do datagrama, usa o algoritmo de roteamento para decidir se entrega o datagrama diretamente ou o envia para um roteador e passa o datagrama para a interface de rede apropriada para transmissão. A camada Internet também lida com datagramas de entrada, verificando sua validade, e usa o algoritmo de roteamento para decidir se o datagrama deve ser processado no local ou se deve ser enviado. Para os datagramas endereçados à máquina local, o software da camada de interligação em redes apaga o cabeçalho do datagrama e, entre vários protocolos de transporte, escolhe aquele que vai cuidar do pacote.
  • Camada de interface de rede. O nível mais baixo do software TCP/IP compreende uma camada da interface de rede responsável pela aceitação de datagramas IP e por sua transmissão através de uma rede específica. Uma interface de rede pode consistir em um driver de dispositivo ou em um subsistema complexo que usa seu próprio protocolo de enlace de dados.
comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s