como atualizar meu windows xp para o windows 7, atualizar windows para windows 7 , como atualizar o Windows XP para o 7 sem perder meus programas instalados

Publicado: agosto 20, 2009 em outro assunto
Tags:, ,

Fazer upgrade local do 7 pelo XP é impossível. Este especial traz algumas dicas de como migrar seus dados sem muita complicação

Com o Windows 7 já disponível em pré-venda, o produto deve se tornar a próxima grande versão do sistema operacional – o que por muito tempo foi título do XP. Mas quem atualmente usa o XP e quiser fazer um upgrade, precisa estar ciente das possíveis complicações. A Microsoft oferece atualização direta do XP para o Vista, mas não abre essa mesma possibilidade do XP para o 7.

O que isso significa para os usuários? Quer dizer que eles não podem pegar um computador que atualmente roda com o Windows XP e simplesmente colocarem o DVD de instalação do Windows 7 e atualizá-lo, mantendo programas e dados intactos.

Essa situação deve enlouquecer algumas cabeças, incluindo a minha. Parece injusto negar aos usuários do XP – o maior segmento do mercado entre os usuários do Windows – o poder de atualizar seu sistema diretamente para o Windows 7. Mas como veremos neste especial, os obstáculos são, na verdade, questões sobre quais caminhos seguir e em qual ordem.

O que não se pode fazer e por que

Como esse assunto pode gerar confusão, é necessários explicar os detalhes da forma mais clara possível. O usuário não pode:

  1. Pegar uma instalação existente do Windows XP;
  2. Rodar a instalação do Windows 7;
  3. e fazer upgrade daquela cópia do XP para o 7, mantendo dados e programas intactos.

O que se pode fazer

  1. Instalar uma cópia do Windows 7 no mesmo computador, em paralelo com a instalação do XP;
  2. Instalar uma cópia do Windows 7 no mesmo computador e substituir completamente a instalação XP existente;
  3. Instalar uma cópia do Windows 7 em um novo computador e então migrar dados e aplicativos da instalação XP existente.

Tanto a primeira quanto a terceira opção são não-destrutivas: elas mantêm a instalação XP existente intacta de uma forma ou de outra, e permitem que o usuário copie para o outro sistema o que é importante. A segunda opção é a menos útil, portanto será citada aqui apenas de forma periférica.

A pergunta que mais intriga os usuários é: por que a Microsoft tornou impossível fazer upgrade do XP para o 7? Por dois motivos – um relativamente novo e o outro já é bem familiar entre aqueles que tentaram fazer algum upgrade e deram com a cara no chão.

  • 1 – Instalações por upgrade geralmente são estranhas por natureza. Muitas pessoas reclamam de problemas com essas instalações que nunca aparecem em instalações limpas, talvez porque sofram menos variações, o que faz muita diferença no final das contas. Eu já tive muitos desses problemas, tantos que cheguei ao ponto de dizer que jamais faria novamente, já que criam tantos problemas quanto prometem resolver.
  • 2 – São tantas as diferenças técnicas entre o XP e o 7 que tornam o upgrade impraticável. A regra empírica geral para casos assim é que o upgrade deve ser feito respeitando as gerações: XP para o Vista e Vista para o 7, mas não XP para 7.

Mas lembre-se que isso não te impede de comprar a mídia de upgrade do Windows 7 e usá-la para fazer upgrade em um PC XP existente. Você pode fazê-lo sem problemas – apenas não poderá usar sua instalação XP existente. Você terá de migrar ou fazer backup dos seus dados e então instalar o Windows 7 em paralelo ou limpar tudo e começar o zero.

Ainda há outros pontos importantes a serem mencionados. Não são todos que passaram por isso, mas eles surgiram em algumas de minhas experiências e podem ser relevantes aqui:

  • 1 – Você não pode fazer upgrade de nenhuma versão 32-bit do Windows diretamente para uma versão 64-bit. Você precisa de uma instalação limpa. Instalação paralela também funciona.
  • 2 – Você não pode realizar um upgrade local de nenhum tipo fazendo boot por um DVD, mesmo que tenha um sistema operacional válido para upgrade local. Você precisa fazer boot do sistema que vai sofrer a atualização para depois inserir o DVD e fazer o upgrade.
  • 3 – Não é possível fazer upgrade da versão beta do Windows 7 para sua versão final. Nesse caso, você também terá de fazer uma instalação limpa.
  • 4 – E fazer o upgrade do XP para o Vista e do Vista para o 7 também não é aconselhável – além de ser um desperdício absurdo de licença do Vista, vai causar tanta falha que simplesmente não vale a pena.
About these ads
comentários
  1. gostaria atualizar mwu windwos xp

  2. goastaria de atualizar meu windwos xp

  3. maria disse:

    Então não eh indicado atualizar o Windows XP para Windows 7, deve se fazer uma instalação limpa…

  4. Eudes disse:

    O windows e cheio de conversa por isso que amo o linux :)

  5. saulo disse:

    Ou o windows 7 é o OS mais rápdo q ja ví, num meu ta sendo mais rapdo q o Xp…puts e é bem melhor mais recursos, simplesmente o melhor…recomendo**

  6. kaique disse:

    ñ consigui istalar o windows 7 me ajude tem algum site que posso resolve????

  7. kaique disse:

    tem algum site????
    emm!!!

  8. valeu eu conseguir instala o windos 7 nno meu xp

  9. a galinha pintadinha bota ovo sem para vem vem vem patati patata patati patata desse com o patati sobe com patata novinha safadinha hoje eu vou fala pra tu quero eu quero e tu o novinha safafdinha gostosinha bunitinha o jaja fala pra tu quero eu quero e tu nonononon novinha safadinha

  10. eu consegui instala o windos 8 no meu antigo xp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s